Esta é uma definição possível para Os Goliardos, uma garrafeira europeia nómada,  que se estabeleceu em 2005, em Lisboa, pelas mãos de Sílvia Bastos e Nadir Bensmaïl.

Soube da sua existência por volta de 2008 quando procurava um sítio para fazer um curso de vinhos mas, foi em 2013 que tive a minha primeira experiência com eles, num evento de prova cega, o 1001 Noites, dedicado ao tema Vinhos de 2005.

Goliardos 1001 noites

No 1001 noites foram dadas algumas pistas com as características dos vinhos, para fazermos as apostas e correspondências com as nossas notas.

 

1001 noites vinhos 2005 Os Goliardos

E no final grandes revelações. Nada como uma prova cega para nos tirar da zona de conforto.

 

Dez anos passados Os Goliardos deixaram de ter o bar na Praça da Alegria, mas continuam a promover a cultura e promoção do vinho europeu.
Com o início do ano arrancam dois novos cursos de vinho de diferentes formatos ,no Café Tati, Rua da Ribeira Nova, 36, junto ao Cais do Sodré, em Lisboa :

 

  • Curso de vinhos para bebutantes, sem pré-requisitos é um curso com duração de 18 horas que acontece em 5 sessões. As primeiras 4 sessões são de 4h, às segundas-feiras das 19h às 23h, e incluem jantar. O curso termina com uma sessão das 1001 noites, um serão onde o conhecimento dos vinhos se faz por via de prova cega em tertúlia, em torno de um tema que pode ser um ano, uma região, vinhos velhos ou vinhos novos, entre outros. A iniciar ainda em Janeiro, com sessões a 26 de Janeiro, 2 de Fevereiro, 9 de Fevereiro e 23 de Fevereiro. O curso custa 150€ e as inscrições estão a decorrer.
  • B-A-BA do vinho, uma sessão de 2 horas para ter uma primeira experiência de como provar um vinho. Cada sessão custa 20 euros e realizam-se às terças-feiras.
    20 de Janeiro 2015, das 19h00 às 21h00
    24 de Fevereiro 2015, das 19h00 às 21h00
Estes cursos estão também disponíveis para oferta. As inscrições, ofertas e outras questões podem ser enviadas para info@osgoliardos.com.

 

 Além dos cursos, Os Goliardos organizam anualmente o evento Vinho ao Vivo, que acontece no Verão, uma reunião de produtores europeus, com música ao vivo e junto ao Rio Tejo:

Vinho ao vivo 2014 – Esplanada À Margem

Os Goliardos

Uma noite de descobertas apaixonantes

Os Goliardos

La Passion de Juchepie, um vinho doce de agricultura bio-dinâmica.

Os Goliardos, poetas do vinho na Idade Média contam-nos um pouco de si: Nascemos na Idade Média em várias universidades europeias, mas gastávamos mais tempo a vagabundar de taverna em taverna pela Europa fora do que nas aulas.

Vivíamos das esmolas dos ricos escrevendo poesia – erudita dizem uns, labrega dizem outros – em que fazíamos o elogio do amor livre e do deboche, contestávamos a ordem social, com vinho e pelo prazer do vinho. 

Já nem sabemos porque nos chamamos Goliardos…: ou era porque gostávamos de GOLIAS – o mau da fita da Bíblia,… ou era porque éramos Gulosus (GULOSOS em latim), ………ou será que era porque gostávamos de marcar GOLOS de boa vida e beber GOLES de má vida? Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades.

Agora viajamos de adega em adega, com o avanço de o fazermos de carro e não de mula como antes, (muito embora continuemos a andar com a mula às costas), conhecendo vinhas e vinhos de diferentes encostas para descobrirmos produtores com alma, que dirigem orquestras de aromas e sabores, com a simplicidade da terra.

Sívia & Nadir Os Goliardos

Sívia & Nadir

Os Goliardos, como garrafeira que são, para lá de toda esta animação também importam e exportam vinhos de Portugal, França, Itália, Espanha, Áustria e contam com cerca de 500 referências e vinhos exclusivos. Para a visitar na Rua General Taborda, nº91, Lisboa (Campolide) convém fazer marcação prévia (213 462 156), mas também está disponível a consulta online e entrega ao domicílio (sem custos para encomendas superiores a 50€ e em Lisboa).

 

Outra opção para as vossas degustações e aprendizagens, ou ofertas, são as caixas temáticas: Todos os meses um tema diferente numa caixa de vinhos. Uma forma de descobrir um tema, como uma região vitícola, uma casta ou um produtor, com uma selecção bem goliárdica.

 

Desejo-vos bons eteceteras!