Arinto

 

É na região de Bucelas que a Casta Arinto encontra a sua melhor expressão. É uma casta branca muito versátil, plantada no território nacional e ilhas, que pode ser encontrada isolada ou em lote (mistura de castas). Pode ser trabalhada com mais ou menos maceração peculiar (contacto com as películas, pele da uva) para extracção de aromas e sabores. Pela sua acidez natural é uma casta que permite fazer vinhos com boa capacidade de envelhecimento e também vinhos espumantes.

A região de Bucelas, de onde a casta Arinto é originária, ficou famosa na corte inglesa no período da invasões francesas graças ao Duque de Wellington. Apreciador dos vinhos brancos que se faziam na região levou-o para Inglaterra, onde ficou conhecido como Portuguese Hock, dada a sua semelhança com os vinhos alemães da cidade de Hockenheim. “Reza a lenda” que o vinho de Bucelas terá ajudado o rei Jorge III a curar uma doença de fígado… Mas já no período Isabelino havia menções artísticas ao vinho da região, o vinho charneco como era conhecido e que aparece referenciado na obra de Shakespeare na peça Henry VI (parte II).

É também na região de Lisboa que encontra o Arinto mais Ocidental da Europa, produzido pelo Barão de Bruemmer d’ O Casal de Santa Maria em Colares, que aos 96 anos plantou as primeiras vinhas e começou a fazer vinho. É com este Arinto que iniciamos as sugestões de degustação para que melhor fiquem a conhecer esta casta.

 

arinto casal sta maria

Casal Sta Maria – Colares

 

Arinto Murta Wine of Shakespeare

Quinta da Murta – The Wine of Shakespeare- Bucelas

 

Morgado_Bucelas Arinto

Morgado de Bucelas – Bucelas – Boas Quintas