Lembram-se da conversa de que a única maneira de conhecer o vinho, e o seu mundo, é provar muito? Dois amigos franceses levaram esta indicação muito à séria e embarcaram numa viagem de 3 anos para descobrir o mundo vínico, um projecto que apelidaram de Wine Explorers e adjectivaram de titânico.

Acabados de completar o primeiro aniversário de viagem, Jean-Baptiste Ancelot e Ludovic Pollet visitaram até agora 24 países,178 adegas e provaram 1620 vinhos. Não é sem uma certa dor de cotovelo que vos conto que o seu objectivo totaliza a visita de 92 países, 250 regiões vinícolas, 1500 vinhas e mais de 15 000 vinhos provados.

A jornada inciou-se na África do Sul e continuou por países pouco comuns no que respeita a esta temática, como Namíbia, Madagáscar ou Egipto. Jean-Baptiste Ancelot confessa no blog dos Wine Explorers que o contacto inicial com o mundo vínico, há seis anos, foi o mote para a idealização do projecto em que as perguntas se sucediam:
Why do journalists always talk about the same wine countries? What is the true face of the wine world ? What does wine taste like around the world ?

A experiência vai sendo documentada no blog, com entrevistas, fotografias, selecção dos melhores vinhos e também no Facebook onde podemos ver um mapa dos países percorridos e onde um registo do vinho dos Açores, Curral Atlantis, já está a marcar presença. Portugal também se encontra na lista para esta visita que tem como objectivo documentariar o inventário do mundo do vinho em livro e filme.

Wine Explorers

Um tête à tête entre Açores (Portugal) e Charentes (França)
Créditos: Wine Explorers

Entre a China, que consideram ser o novo Eldorado, a Austrália, o Canadá e o que ainda está por vir, eu confesso que estou a olhar para a minha mochila com outros olhos, e vocês?