Como se não houvesse motivos suficientes para adorar o casal Jolie-Pitt, eis que o universo do vinho e da sua produção se apresenta como mais um elemento onde o casal está presente e, à semelhança de tudo o resto, deixa uma marca de sucesso. No rescaldo dos Óscares é altura de falarmos de Miraval.

O Château Miraval, em Provence, é propriedade do casal Jolie-Pitt com uma área de vinha de cerca de 36ha e que em parceria com a família Perrin apostou na vinificação orgânica e de alta qualidade. A família Perrin é uma das mais reconhecidas produtoras no Vale do Ródano, sobretudo pelo seu Châteauneuf-du-Pape Château de Beaucastel, e assina com o casal os vinhos produzidos na propriedade: Jolie-Pitt & Perrin.

Miraval

A vinha ocupa cerca de 36ha no total de 400ha do Château Miraval, Provence

A colheita inaugural em 2012, Jolie-Pitt & Perrin Côtes de Provence Rosé Miraval (Grenache, Cinsault, Syrah e Rolle), teve uma estreia digna de êxito de bilheteira: As primeiras 6000 garrafas colocadas à venda online em França esgotaram em 5 horas. A revista norte-americana Wine Spectator atribui-lhe uma classificação de 90 pontos e o 84º lugar na lista dos 100 melhores de 2013.

Miraval

Miraval Rosé: Grenache, Cinsault, Syrah e Rolle

 

O solo do Château Miraval é essencialmente argilo-calcário, bem drenado, influenciado por um microclima relativamente frio e o terreno possui o seu próprio vale. As vinhas situam-se a uma altitude de 350m, parte da plantação está em socalcos e toda a vindima é manual. A parte da vinha destinada a Rosés e Tintos, Grenache, Cinsault e Syrah, está plantada no solo onde há mais argila enquanto os Brancos, Rolle e Grenache Blanc, se desenvolvem na área onde o calcário predomina .

Miraval

O espaço foi recuperado para manter o traço original

A produção de Rosé, 16.000 caixas (1 caixa= 12 garrafas 0.75cl) é várias vezes superior à produção de Branco, 2600 caixas e Tinto, 1600 caixas. Talvez pelo desafio, a grande aposta para o futuro e demanda da parceria Jolie-Pitt & Perrin é a produção de um tinto de excelência contrariando a tendência da região onde se acredita que os Rosés se exprimem melhor.

E enquanto o Château Miraval é um work in progress, Brad Pitt afirma à Wine Spectator que se sente como um agricultor e a aprender: “I’m a farmer now. I love learning about the land and which field is most suitable for which grape, the drama of September and October: Are we picking today? Where are the sugar levels? How is the acidity? Is it going to rain?” (…) “It’s been a schooling for me. In the off months, I enjoy cleaning the forest and walking the land.”

Miraval

Brad Pitt e Marc Perrin, uma parceria com os olhos postos no futuro. Créditos: Wine Spectator

Resta-nos brindar com um Miraval aos vencedores de 2015!