Quem como eu gosta e frequenta os espaços mágicos que a Serra da Arrábida proporciona, sejam eles as praias ou passeios pedestres pela serra, já se cruzou inevitavelmente com a Casa Museu José Maria da Fonseca em Azeitão. Se neste espaço podemos conhecer a história da família e as Adegas Antigas, onde se encontra o “Tesouro da Família” (colheitas centenárias de Moscatel de acesso e degustação muito limitado), o famoso Moscatel Torna Viagem e a Adega do Periquita, com a “nova casa”, o By the Wine JMF, entramos na representação moderna da marca.
Foi na companhia do meu amigo P. do Blog E Tudo o Vinho Levou que fiquei a conhecer o espaço na passada quinta-feira, dia da sua inauguração oficial. A julgar pela quantidade de pessoas presentes e o ar prazenteiro que as mesmas envergavam, o By The Wine JMF estava a fazer falta no Chiado. Numa oferta de degustação que variou entre o Moscatel, o Espumante rosé, o Periquita branco e o Ripanço ( o novo vinho tinto da JMF) não cheguei a ver copos vazios. O Ripanço 2013 é um vinho Alentejano, da adega José de Sousa em Reguengos de Monsaraz. Combina Syrah Aragonês e Alicante Bouschet, envelheceu 6 meses em madeira nova de carvalho francês e americano e o seu nome evoca a técnica romana de desengace manual das uvas com o auxílio de uma mesa própria para o efeito (mesa de ripanço) constituída por várias ripas de madeira. Neste processo os taninos duros do engaço não são extraídos, resultando num vinho mais suave e macio, com maior elegância. Com a hora de jantar aproximar-se as tábuas de queijos e enchidos sucederam-se.
No balcão e nas mesas, o convívio revelou-se animado, num espaço que me parece resultar tanto para uma refeição ligeira a dois como para um grupo pequeno de amigos. A carta oferece várias opções além das tábuas, como as Ostras do Sado, Salada de Mexilhão, Ceviche de Salmão e Carpaccio e a possibilidade de consumir toda a gama da JMF a copo.
Demorou algum tempo até que o By The Wine JMF começasse a respirar para que ficasse a conhecer a segunda sala, decorada com fotografias, pipas e até uma prensa. O novo espaço além de funcionar como wine bar tem ainda a valência de garrafeira e uma agenda de eventos que conta com lançamentos da marca, provas e cursos de vinho abertos ao público.
Perfeito para aquela pausa a meio da semana que estamos mesmo a precisar. De terça-feira a domingo das 12h00 às 00:00h, na Rua das Flores 41-43.
Notas de Prova